ÚLTIMAS POSTAGENS

Hora do demaquilante você realmente sabe usar?




Não é à toa que o segredo de beleza de nove em cada dez celebridades é jamais dormir com maquiagem. Mas confesse: quantas vezes você já se jogou na cama sem ao menos lavar o rosto? Descubra porque abrir mão desse ritual de limpeza pode sabotar a sua pele e conheça os artifícios que irão ajudar você nessa missão.


A sua pele merece delicadeza
O bom demaquiante não exige um verdadeiro esfrega-esfrega para que a maquiagem seja totalmente removida. Esse movimento pode causar irritação, vermelhidão e ardência na pele, reações que nem sempre são culpa do produto. O atrito ou o excesso do cosmético deixam a pele desprovida de sua camada protetora e, portanto, mais sensível. Também evite as versões muito coloridas e as com fragrância, que aumentam o risco de desencadear uma alergia. No caso de uma maquiagem leve, apenas o sabonete líquido pode funcionar. Mas, se você faz parte do time que capricha na máscara para cílios (todas nós!), pule para o próximo tópico.


Bifásico só na área dos olhos e da boca.
Especialmente as mulheres de pele oleosa não devem usar o demaquiante bifásico no rosto todo (com exceção dos à base de silicone). Por conter óleo, melhor deixá-lo restrito a área dos olhos e da boca para evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Ao misturar a fase aquosa e a oleosa, o produto torna-se capaz de solubilizar as ceras, óleos e pigmentos de maquiagem mais resistente, como a máscara para cílios e os batons coloridos de longa duração. Aplique o demaquilante com a ponta dos dedos e em movimentos circulares. Depois, remova o excesso com a ajuda de um algodão úmido. Os cílios merecem cuidado especial: passe uma haste flexível no sentido dos fios para não arrancá-los. Alguns produtos até dispensam o enxágue, mas, se preferir, seque com um lencinho ou lave o rosto.

Para limpar base, pó e blush
No resto do rosto, uma fórmula oil free, geralmente mais aquosa ou em creme, costuma agradar pela textura. Ambos conseguem remover com eficiência base, pó facial e blush, sem causar cravos e espinhas. Alguns produtos, inclusive, já contêm ativos que tratam e acalmam a pele, dispensando o enxágue. 
BB cream e filtro solar com cor também devem ser removidos por esse tipo de demaquilante.

Na pressa, vá de lencinho
Eles são práticos e quebram o maior galho - dá até para ir tirando o make no carro depois da balada. Também costumam substituir o tônico e o hidratante, reduzindo o número de passos do ritual de limpeza. Mas nem todos removem a maquiagem mais pesada dos olhos. Numa emergência, algumas mulheres usam outros artifícios, como hidratante, xampu e até água termal. O primeiro pode causar uma irritação se for aplicado na região dos olhos. O xampu, inclusive aquele à base de glicerina, contém detergentes que removem junto com a maquiagem a camada lipídica da pele, sensibilizando-a. Por fim, a água termal não tem "força" suficiente para remover os pigmentos. Mas, por ter propriedade calmante, é adicionada a algumas fórmulas de demaquilantes.

Escolha o produto que combina com a sua pele:

Demaquilantes Bifásicos
 Mescla duas fases, uma oleosa e outra aquosa, para remover com facilidade a maquiagem resistente. Se usado no rosto todo, pode agravar a oleosidade e causar cravos e espinhas. Alguns produtos, entretanto, são à base de silicone, que entra no lugar do óleo para não deixar um toque gorduroso.

Demaquilantes em creme
  
Para pele normal a seca ou sensível, remove bem todo o tipo de maquiagem e contém substâncias hidratantes e, às vezes, calmantes em sua formulação. Pode aumentar a oleosidade e deixar uma sensação ´´melada´´ no rosto.
Demaquilantes em lenços
 O formato prático é ideal para levar no nécessaire ou na bolsa. Em um único gesto, remove a maquiagem (inclusive a dos olhos), tonifica e hidrata. Já existem versões distintas para pele seca e para a oleosa. O atrito do lenço pode irritar a pele sensível.

Demaquilantes Oil Free
Livre de óleo, tem textura leve como água e contém substâncias antioleosidade, como o zinco e o ácido salicílico. Funciona bem para retirar base, pó, sombra e batom, exceto máscaras e outros itens à prova d´água ou de longa duração. Se usados por quem tem pele seca, a sensação é de repuxamento. Dispensa o enxágue.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT