ÚLTIMAS POSTAGENS

Dicas para controlar o consumo de doces pelas crianças.

As crianças gostam muito de comer alimentos açucarados, pois o paladar doce é inato, ou seja, o bebê já nasce apreciando esse sabor. Além disso, o açúcar é uma rápida fonte de energia e está associado ao prazer e ao bem-estar, pois libera serotonina, o hormônio da felicidade.


Mas o exagero no consumo de açúcar está associado a problemas diversos, principalmente a obesidade e todas suas possíveis consequências. Segundo a pediatra Fernanda Ceragioli, os primeiros anos de vida determinam muitas características, como os hábitos futuros e também o sentido de uma alimentação saudável. Por isso, é essencial que os pais controlem o hábito de comer doce desde a infância.

A forma como os pais lidam com os filhos faz com que estimulem o hábito e o prazer por comer. Pensando que o ser humano precisa de todos os nutrientes para funcionamento adequado do organismo, os adultos devem assumir a postura de incentivar uma alimentação variada, mas sendo firmes quando necessário”, diz a pediatra.

Quantidade de açúcar recomendada

Crianças de dois a cinco anos: Pode consumir açúcares até 10% do valor energético total, considerando uma dieta de 1500 Kcal. "Na prática, pode ser uma colher de sopa cheia (30 g) diária, somando todos os açúcares do dia ingeridos", sugere Fernanda.

Já entre seis e dez anos de idade, os pequenos têm necessidade energética de 1800kcal, então, a quantidade recomendada de açúcares diária aumenta para em média 45 gramas, o que corresponde a uma e meia colher de sopa cheia.

1- Adote horários específicos para as refeições
Este hábito auxilia os pais a incentivarem a alimentação saudável, além de facilitar o controle do tipo de alimento que deve ser ingerido. "Fica mais fácil dizer que não é hora de comer doce, pois não é momento de ingerir qualquer outro alimento", exemplifica a pediatra.

2- Utilize uma das refeições para liberar o doce
Nenhum alimento deve ser proibido ou considerado vilão na alimentação de uma criança. O doce pode fazer parte de um momento social, nas sobremesas ou como parte do lanche. Fernanda sugere um pedaço de bolo caseiro de frutas, que é saudável e pode ser utilizado como lanche entre refeições.

3- Combine o "Dia do Doce"
Escolha junto com o seu filho um dia específico para comer a sobremesa preferida dele. 

4- Dê o exemplo
Faça acordos com a criança, mas dê o exemplo. Se não quiser que seu filho coma doce em um dia, não coma também. E preste muita atenção nas refeições em família: todo mundo precisa ter um prato balanceado para dar o exemplo.

5- Oriente a criança nas festas de aniversário
"Celebrações são sazonais e não é correto proibir alimentos", diz Fernanda que sugere ensinar a criança a limitar o consumo, estabelecendo regras antes de chegar à festa. Um consumo equilibrado em aniversários é orientar a criança a não comer mais de um pedaço de bolo, sugere a pediatra.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT