ÚLTIMAS POSTAGENS

Perca gordura visceral com os exercícios certos.

A gordura visceral é o tipo mais perigoso para a saúde e também o mais difícil de eliminar, afetando muitos homens e também mulheres. Apesar de exigir ainda mais esforço e persistência, com os exercícios certos é possível combatê-la. Os resultados são mais saúde e um corpo em forma.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, homens com mais de 90 centímetros de circunferência abdominal e mulheres com mais de 80 já estão em potencial perigo. Para combater o problema, além da prática de atividades físicas de alta intensidade e queima calórica, é necessário também adotar uma dieta hipocalórica sem açúcares e gorduras.

Perigos da gordura visceral

O corpo transforma o excesso de calorias ingerido em dois tipos de gorduras: a subcutânea (estética) e a visceral (intra-abdominal). A gordura subcutânea fica alojada entre a parte externa da pele e a mais interna. É a mais comum de se formar no corpo, pois provém diretamente do excesso de calorias, sem necessariamente ser em grande quantidade.

Já a gordura visceral, também chamada de gordura interna, é bem mais profunda, localizando-se sempre na região da barriga, atrás da parede abdominal e dos órgãos vitais que a rodeiam, como fígado, intestino, rins e pâncreas. O maior problema desse tipo de gordura não é estético, mas sim pelos prejuízos que pode trazer para a saúde.

Ela libera adipocinas, proteínas responsáveis por aumentar a pressão arterial e influenciar na absorção de insulina. Isso altera a queima de gordura do corpo e o controle dos níveis de açúcar, podendo causar não só o aumento de peso, mas também doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outros problemas.

Como eliminar esse tipo de gordura

A gordura subcutânea é mais fácil de eliminar com exercícios. Já a gordura visceral, por ser mais profunda, se torna mais difícil e exige ainda mais esforço. A melhor forma de combater o problema é combinar atividades físicas com uma dieta balanceada, aumentando o gasto e reduzindo o consumo de calorias.

Os exercícios mais indicados para perder gordura visceral são os aeróbicos de alta intensidade e os que estimulam grande queima calórica no corpo todo, como corrida, natação, bicicleta e corda. Como a gordura é localizada na região abdominal, essa deve ser a área mais trabalhada, adotando-se também treino de abdominais.

Um estudo desenvolvido pela Universidade de South Wales, na Austrália, descobriu que intervalos de corrida de alta intensidade reduzem gordura visceral sete vezes mais rápido que um exercício moderado e constante.

A pesquisa apontou que é possível perder gordura abdominal e visceral em apenas 12 semanas ao se fazer três sessões de 20 minutos de exercícios intermitentes de alta intensidade por semana.

Além dos exercícios, a alimentação também é fundamental para eliminar a gordura. O ideal é manter uma dieta pobre em calorias, com alimentos naturais, e evitar ao máximo opções gordurosas. Ingredientes termogênicos, frutas, verduras, grãos e cereais integrais ajudam a acelerar o metabolismo e facilitam a perda de gordura.

FONTE

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT